"Eu não construo estrada para o Brasil de hoje, mas para o Brasil do futuro. Não podemos dividir os trens. É preciso que os trens que correm na baixada galguem a Serra para correr no planalto, senão, não haverá desenvolvimento econômico possível para as províncias de Minas e de São Paulo."
(Christiano B. Ottoni)
Salve salve apaixonados pela nossa bela Minas Gerais.
(Christiano B. Ottoni)
Salve salve apaixonados pela nossa bela Minas Gerais.
População Estimada 2013: 5.182 hab.
(Fonte: IBGE)
Começou a se desenvolver efetivamente com a Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1883 e é justamente aí onde se encontra seu principal acervo arquitetônico. A antiga edificação que abrigava a Estação é tombada, foi completamente restaurada e atualmente abriga o setor de cultura e turismo da Prefeitura.
Foi distrito de Conselheiro Lafaiete e emancipou-se em 1963, possui também várias fazendas ainda não exploradas, excelente potencial turístico com cachoeiras, igrejas de diferentes épocas construtivas e um núcleo histórico muito bem preservado e harmônico.
O nome do Município foi uma Homenagem ao grande engenheiro Benedito Christiano Ottoni, que dirigiu os serviços da construção da ferrovia. Embora esta linha esteja desativada, ainda se conserva a pequena estação, cedida à Prefeitura Municipal.
Comentários