Salve salve apaixonados pela nossa bela Minas Gerais.
Com natureza privilegiada e cenários exuberantes, Capitólio, localizada no Sul de Minas, oferece várias opções de lazer como a prática de esportes e atividades náuticas - passeios de lanchas, veleiros, caiaques e jet ski. Município pertencente ao Circuito Nascentes das Gerais, tem como principal atrativo o Lago de Furnas, que banha grande parte do município. Além disso, lá está situado o Balneário Escarpas do Lago, considerado um dos maiores complexos integrados de residência campestre, de lazer e recreação da América Latina.
A origem de Capitólio está nos primeiros anos do século 19, quando os portugueses Machado de Faria e Gonçalves de Morais viram o potencial da região conhecida como "Mata do Rio Piumhi" para desenvolver atividades agrícolas pastoris.
As duas famílias portuguesas junto com os tropeiros, após anos de investimento na agricultura, transformaram a região em belas e produtivas fazendas, alavancando o comércio local de forma galopante.
Por volta de 1830, surge um núcleo urbano iniciado por três irmãos, João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, que ficou conhecido como "Arraial dos Franciscos". O povo também o chamava de "Arraial dos Cabeças", não somente porque os três irmãos eram os líderes, mas também porque tinham cabeça muito grande. A sede do município de Capitólio está localizada onde existiu o povoado.
No final do século 19, o fazendeiro Pedro Messias se instalou nas imediações do arraial, onde adquiriu grandes extensões de terra. Em seguida, doou para a comunidade local um terreno para a construção de uma capela que ele mesmo ergueu em homenagem a São Sebastião, hoje padroeiro de Capitólio. A partir daí, o arraial passou a se chamar "Arraial de São Sebastião dos Franciscos".
Em 7 de setembro de 1923, São Sebastião dos Franciscos foi elevado à categoria de distrito, pela lei que criou o Distrito de Capitólio, desmembrando-se do de Piumhi e se anexando ao de Guapé. Já em 1939, o distrito foi elevado à vila, com o nome de Vila de Capitólio. E em 27 de dezembro de 1948, após tentativa fracassada, Capitólio se tornou município pela Lei n° 336.
Entre os significados da palavra Capitólio, pode-se citar: uma das sete colinas de Roma; um templo em homenagem a Júpiter e o sentido figurado de glória, triunfo (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001).
A simples e hospitaleira Capitólio proporciona aos seus visitantes conforto e tranquilidade para quem está em busca de paz e sossego. Além disso, a cidade oferece também agitação para os que querem aproveitar eventos esportivos e culturais.
Então vamos conhecer mais essa maravilha de Minas?
Comentários